AGRICULTURA; Condições climáticas atrasa o plantio do milho no município

  

A cultura do milho para nosso munícipio apresenta significativa importância socioeconômica. Levando em consideração que além de ser comercializada na forma de grãos é utilizada como matéria prima para alimentação de aves e suínos, para conversão em carne e destinado à produção de silagem para ser utilizada na dieta de vacas leiteiras.

 Chegando ao fim do mês de agosto, nota-se que ainda a poucas lavouras semeadas, devido principalmente às condições climáticas desfavoráveis como às altas precipitações pluviométricas, as baixas temperaturas e consequentemente as geadas. Isso faz com que os produtores atrasem o plantio da cultura para não correrem o risco de perder a semente no solo devido ao apodrecimento, ou as plântulas recém-germinadas que sofreram com o frio e com o excesso de umidade, o que pode leva-las a morte.

 A temperatura ideal para germinação fica entre 18 a 20ºC, e para o crescimento da cultura durante o dia de 25 a 33ºC e pela noite de 17 a 23ºC. A necessidade hídrica nos primeiros estádios fenológicos é de 3,5 a 4,5 mm/dia (até a 7a-8afolha).

  A expectativa do agricultores é de que em setembro o sol volte a brilhar com maior intensidade, e que o as condições sejam propícias para o desenvolvimento da cultura. Para assim, as lavouras já semeadas e as que posteriormente serão, germinem plântulas sadias que expressem seu melhor desenvolvimento, pois assim teremos um bom estando inicial de plantas.

Esse é o primeiro requisito da cultura para que em meados de janeiro-fevereiro possa atingir uma ótima produtividade e mais uma safra recorde.

 

 

Diego Luis Berté

Acadêmico de Agronomia

 

 

 

 

Informações Adicionais