CAMPANHA SARAMPO E POLIO 2018 VISTA GAÚCHA 100% DE COBERTURA EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS

 

A vacinação é uma forma de criarmos uma barreira sanitária, uma imunidade de grupo. Os agentes infecciosos que causam as doenças do sarampo e da paralisia infantil continuam em circulação em algumas partes do mundo e podem infectar qualquer pessoa desprotegida. No Brasil, por exemplo, já foram confirmados muitos casos de sarampo. E a poliomielite já não ocorre desde 1990. A única forma de controlar e eliminar estas doenças é a vacinação.

No Município de Vista Gaúcha este ano teve uma organização um pouco diferente de anos anteriores, a Campanha aconteceu de 06 à 31 de Agosto em todo o país. Mas em Vista Gaúcha, na primeira semana da campanha os Agentes Comunitários de Saúde realizaram a busca ativa de todas as crianças que precisavam ser vacinadas, entregando aos pais ou responsáveis o termo de busca ativa. A vacinação ocorreu na segunda semana da campanha e na última semana, sendo que a Unidade de Saúde esteve aberta em horários estendidos favorecendo pais ou responsáveis por crianças que tinham dificuldade de vir no horário comercial.

Alcançamos o êxito de 100% de cobertura em todas as faixas recomendadas para vacinação. E isto se deu devido ao trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que os pais atenderem ao nosso chamado procurando a Unidade de Saúde para se vacinarem. Os pais e responsáveis precisam entender a importância de manter a vacinação de seus filhos em dia. A cobertura vacinal elevada é o que devemos fazer para manter estas doenças e demais doenças imunopreveníveis longe do nosso Município.

Vale lembrar que, independentemente da campanha que ocorreu para esta faixa etária, as Unidades de Saúde de todo país disponibilizam a vacina do

sarampo durante todo o ano. Para as pessoas até 29 anos é recomendado duas doses e de 30 a 49 anos dose única. Caso a pessoa não tenha recebido nenhuma dose orientamos que procure a Unidade de Saúde para se imunizar.

Informações Adicionais