AVENIDA NOVE DE MAIO
VISTA GAÚCHA
CANTEIRO AV. NOVE DE MAIO
Vista Gaúcha
Praça Municipal
Vista Gaúcha
VISTA GAÚCHA
Vista Gaúcha
Vista Gaúcha FABRICAS
VISTA GAÚCHA
Banda Municipal
Vista Gaúcha
48
48

CAMPANHA SARAMPO E POLIO 2018 VISTA GAÚCHA 100% DE COBERTURA EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS

Aconteceu durante o mês de Agosto em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomielite. Todas as crianças de 1 ano à menores de 5 anos estavam convidadas a receber as vacinas, mesmo que já tivessem tomado doses anteriormente.

 

A vacinação é uma forma de criarmos uma barreira sanitária, uma imunidade de grupo. Os agentes infecciosos que causam as doenças do sarampo e da paralisia infantil continuam em circulação em algumas partes do mundo e podem infectar qualquer pessoa desprotegida. No Brasil, por exemplo, já foram confirmados muitos casos de sarampo. E a poliomielite já não ocorre desde 1990. A única forma de controlar e eliminar estas doenças é a vacinação.

No Município de Vista Gaúcha este ano teve uma organização um pouco diferente de anos anteriores, a Campanha aconteceu de 06 à 31 de Agosto em todo o país. Mas em Vista Gaúcha, na primeira semana da campanha os Agentes Comunitários de Saúde realizaram a busca ativa de todas as crianças que precisavam ser vacinadas, entregando aos pais ou responsáveis o termo de busca ativa. A vacinação ocorreu na segunda semana da campanha e na última semana, sendo que a Unidade de Saúde esteve aberta em horários estendidos favorecendo pais ou responsáveis por crianças que tinham dificuldade de vir no horário comercial.

Alcançamos o êxito de 100% de cobertura em todas as faixas recomendadas para vacinação. E isto se deu devido ao trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que os pais atenderem ao nosso chamado procurando a Unidade de Saúde para se vacinarem. Os pais e responsáveis precisam entender a importância de manter a vacinação de seus filhos em dia. A cobertura vacinal elevada é o que devemos fazer para manter estas doenças e demais doenças imunopreveníveis longe do nosso Município.

Vale lembrar que, independentemente da campanha que ocorreu para esta faixa etária, as Unidades de Saúde de todo país disponibilizam a vacina do

sarampo durante todo o ano. Para as pessoas até 29 anos é recomendado duas doses e de 30 a 49 anos dose única. Caso a pessoa não tenha recebido nenhuma dose orientamos que procure a Unidade de Saúde para se imunizar.

Informações Adicionais