AVENIDA NOVE DE MAIO
VISTA GAÚCHA
CANTEIRO AV. NOVE DE MAIO
Vista Gaúcha
Praça Municipal
Vista Gaúcha
VISTA GAÚCHA
Vista Gaúcha
Vista Gaúcha FABRICAS
VISTA GAÚCHA
Banda Municipal
Vista Gaúcha
48
48

Professores de Vista Gaúcha participam de Formação sobre Base Nacional Comum Curricular- BNCC

As Escolas do município sendo rede municipal e rede estadual se mobilizaram, na segunda-feira, 30 de Julho, para estudar, conhecer e discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, o Dia D da BNCC. A Formação contou com a participação de professores, Gestores, Técnicos de educação, monitores e estagiários. O evento ocorreu em regime de colaboração entre Secretaria Municipal de Educação e Turismo (SMET), Conselho Municipal de Educação (CME), Escolas Estaduais e Escolas Municipais, 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos também esteve presente no evento a Palestrante da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões de Frederico Westphalen Professora Mestra Maria Cristina Aita. Estiveram participando da Formação aproximadamente 100 professores. Para dar abertura ao evento o Prefeito Municipal Celso José Dal Cero colocou da importância do trabalho em rede e dos novos desafios da Educação.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 20 de dezembro de 2017, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Pelo Turno da Manhã, foi proporcionado aos professores uma palestra com a Professora Mestra Maria Cristina Aita da URI de Frederico Westphalen sobre a BNCC, na qual fez uma abordagem geral da Base, relatando que a mesma estabelece conhecimentos, competências e habilidades, as quais se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo de sua escolaridade. Mencionou ainda que orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

No turno da Tarde esteve palestrando as Professora Sara Canova e Marcieli Simone Montagner Coordenadoras Pedagógicas da 21ª CRE de Três Passos. A Professora Sara Canova que em sua fala parabenizou o município pelo trabalho realizado em regime de colaboração entre entes estaduais e municipais. Explicou também que após a aprovação da BNCC, o estado do Rio Grande do Sul iniciou a construção do Referencial Curricular Gaúcho, documento este que está em fase de conclusão e deve nortear os currículos de toda a educação básica estadual e municipal do nosso Estado.

Para finalizar a tarde de formação foi aproveitado o momento que estavam todos os professores e foi realizado a socialização dos trabalhos do PNAIC 2017/2018, onde Coordenadora Local Elenir Fatima Queiroz Cappelari e as Formadoras Professora Marcia Winck Dorneles – Formadora da Educação Infantil e Professora Daiani Adamski Holland – formadora dos Anos Iniciais que explanaram ao grande grupo as atividades realizadas com os professores da Educação Infantil – Pré Escolar e Professores dos anos Iniciais no decorrer do período de março de 2018 à junho de 2018 , esteve acompanhando este momento a Professora Sônia Trauttmann – Coordenadora Regional do PNAIC, da 21ª CRE de Três Passos. Ao concluirmos as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Vista Gaúcha referente ao ano de 2017/2018, as formações nos permitiram crescer, inovar a nossa dinâmica de planejar, repensar e conduzir nossa pratica pedagógica. A cada formação realizada proporcionava momentos de reflexões e troca de experiências.

Texto escrito pela Servidora da Secretaria Municipal de Educação e Turismo

Elenir Fatima Queiroz Cappelari

Informações Adicionais