Filename Size
AVENIDA NOVE DE MAIO
VISTA GAÚCHA
CANTEIRO AV. NOVE DE MAIO
Vista Gaúcha
Praça Municipal
Vista Gaúcha
VISTA GAÚCHA
Vista Gaúcha
Vista Gaúcha FABRICAS
VISTA GAÚCHA
Banda Municipal
Vista Gaúcha
48
48

MONITORAMENTO DA DENGUE NO MUNICÍPIO, EXECUÇÃO DO 3° LIRAa DE 2018 EM VISTA GAUCHA – RS

O LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) é uma metodologia adotada pelos municípios para obter uma base a respeito da infestação de mosquitos Aedes sp. em seus territórios. Mais informações podem ser obtidas em http://www.cevs.rs.gov.br/mosquitos-que-causam-doencas.

Visitas são feitas nas residências a fim de vistoriar e coletar material (larvas e pupas de mosquitos) e o total de imóveis vistoriados varia de acordo com o número de imóveis em cada município. Em Vista Gaúcha é instruído que o LIRAa seja realizado em 33% dos imóveis da cidade, levando em conta que atualmente o número total de imóveis no perímetro urbano de Vista Gaucha é de 726 (contado residências e terrenos baldios), os 33% deste total correspondem a 240 imóveis. Estes imóveis serão escolhidos de forma aleatória usando o método do “inspeciona um e pula dois”, assim os resultados obtidos possuem uma taxa de veracidade maior.

No LIRAa anterior não foram vistoriados os imóveis cujos proprietários não se encontravam, porém no LIRAa que correrá no próximo mês estes imóveis serão inspecionados seguindo os conformes. Como base, tomamos a Portaria SES/RS Nº 120 DE 07/03/2016 que em seu Art. 5º trata que:

“ Nos casos em que houver a necessidade de ingresso forçado em imóveis públicos e particulares por motivo de abandono ou ausência de pessoa que possa permitir o acesso, o agente público deverá seguir os procedimentos estabelecidos nos Anexos desta Portaria, sem prejuízo da observância e da aplicação dos demais procedimentos técnicos estabelecidos nas normas vigentes. § 1º Sempre que se mostrar necessário, o agente público competente poderá requerer o auxílio à autoridade policial. § 2º Em imóveis particulares, o ingresso forçado de que trata este artigo não abrange o interior das casas. ” Disponível em: < http://www.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/carga20170439/13053926-1489670764-120-cevs.pdf >

Para evitar transtornos, deixamos aqui o prévio aviso a respeito da visita do Agente no Combate de Endemias que realizará as atividades do LIRAa em nossa cidade no decorrer do próximo mês. Caso houver necessidade, o ingresso nas residências sem um anfitrião será realizado ainda assim, porém reforçamos que o objetivo principal da vistoria são os pátios das casas, NÃO DEIXE ESTRANHOS ADENTRAREM NA SUA RESIDENCIA!

Desde já a Secretaria Municipal de Saúde agradece a colaboração dos populares.

Por; Victor Gustavo Raffaelli Agente no Combate de Endemias

Informações Adicionais