PROJETO PISA FRONTEIRA NOROESTE REALIZOU ENCONTRO NA LOCALIDADE DE TRÊS bOCAS

O Projeto PISA, Produção Integrada em Sistemas Agropecuários Fronteira Noroeste é uma iniciativa do SENAR, SEBRAE e FARSUL,

com objetivo de desenvolver as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, através de ações de capacitação e consultorias nas propriedades rurais voltadas para produção de leite e gado de corte.

     A Secretaria da Agropecuária e Meio Ambiente e EMATER do Município de Vista Gaúcha/RS juntamente com o SENAR, SEBRAE e FARSUL, vem realizando assistência técnica na produção leiteira em 35 propriedades, com curso do de Olho na Propriedade, capacitação em Gestão Rural, visitas técnicas as propriedades e a cada dois meses encontro entre o grupo em uma propriedade chamada de UDT, unidade de desenvolvimento tecnológico.

         Na sexta feira dia 01/12/2017, as famílias do projeto PISA estiveram reunidas na propriedade da família de Izaltino Franchini, localidade das três bocas, para trocar experiências da produção de leite e entender o sistema rotatino de pastejo, na oportunidade foi visualizado e discutido sobre grama convert, cultivar perene, onde o produtor tem 3,4 hectares implantados, e consegue a cada seis dias voltar no mesmo piquete com suas vacas para pastejar. Antes do projeto PISA chegou a ter 42 piquetes na mesma área e hoje 6 piquetes com 22 animais diariamente rodando no sistema rotatino.

          Também foi discutido neste dia o sistema de sombreamento nos piquetes, sendo que foi plantado em outubro mudas de eucalipto dunni nesta área da grama convert, foi entregue uma régua para medir a altura de corte das pastegens, entrada e saída dos animais do pasto. Outro assunto do dia uma fala técnica sobre silagem, escolha da variedade do milho, ponto de corte ideal e armazenamento no silo para termos uma boa qualidade do alimento.

Informações Adicionais