A Importância do Pim (Primeira Infância Melhor)

O objetivo principal do Pim é orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças e gestantes, até os cinco anos onze meses e vinte e nove dias de idade.

 

Existem vários estudos que comprovam, que são nos primeiros anos de vida que os seres humanos desenvolvem 90% de suas conexões neuronais, é no período de 0 a 3 anos que nosso cérebro tem maior desenvolvimento e capacidade de expansão, e esse período pode estender-se até os seis primeiros anos de vida.

Para Piaget o conhecimento é fruto das trocas entre o organismo e o meio. Essas trocas são responsáveis pela construção da capacidade de conhecer. Produzem estruturas mentais que aparecem como resultado das solicitações do meio ao organismo.

A ação de promoção do desenvolvimento e fortalecimento da atenção básica em saúde se dá através de visitas domiciliares e comunitárias, realizadas semanalmente às famílias, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar das suas crianças.

As atividades desenvolvidas são lúdicas, que qualificam as relações familiares e comunitárias, que contribuem para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano.

Adriane de Medeiros, Claudia Azevedo, Luciane Fátima dos Passos Ferri, Márcia Reis de Castro Silva, Patrícia Kelsch Machado de Lima, Renice Camilo dos Santos Bonapaz e Veronis Bandeira.

Informações Adicionais