PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM GRANDE ESTILO

O dia 17 de Fevereiro foi de preparação para o retorno das atividades escolares para cerca de 1.500 professores de nossa região;

entre eles estão os professores da rede Municipal de ensino de Vista Gaúcha, que tiveram a oportunidade de ouvir o professor, psicólogo, teólogo, filósofo, autor, compositor, cantor, doutor Jorge Trevisol, ministrar uma palestra sobre Educação, Afeto e Espiritualidade, oferecida gratuitamente pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI de Frederico Westphalen, com objetivo de fomentar a parceria entre universidade e municípios.

Com uma mistura de conversa e música, Jorge Trevisol conseguiu cativar a todos os presentes. Utilizando temas atuais e importantes que, por vezes são esquecidos por conta da correria cotidiana, nos fez pensar sobre a importância de conhecer a si para compreender o outro. Com muita ludicidade, informalidade e didática, o palestrante mostrou a importância do autoconhecimento para só então atuar profissionalmente com a educação.

Trevisol mostra que os profissionais de educação não necessitam somente do conhecimento conteudista a ser ensinado, este facilmente está acessível na rede mundial de computadores, internet, e nas formações de graduação e pós-graduação. Segundo o palestrante; “... a maioria das pessoas sabe muito bem o que dizer para os outros e pouco sabem sobre si mesmos. Quem não se conhece, corre um grande risco de se perder. Ninguém leva alguém onde nunca foi”.

Momentos de emoção, euforia, encantamento e alegria foram registrados por quem teve a oportunidade de ouvir e interagir com este grande profissional; que também nos mostrou o quão importante é a criança na vida de um adulto, segundo o autor; “ ... crianças são anjos de Deus em nossa vida”.

O palestrante fez com que o público tivesse a oportunidade de pensar na criança interna que existe dentro de cada um e que as memórias da infância

dão norte à vida de adulto. Mostrou também que as pessoas precisam de humanidade e amor para conseguir seguir adiante ,que a vida deve ser vivida intensamente.

Além da palestra, que foi ministrada nos turnos da manhã e tarde, o grupo de professores também participou de oficinas voltadas à educação.

(Texto elaborado pelas professoras Débora Vieira Bueno, pedagoga com especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais e Mariéli Ferri Campos, Historiadora e Pedagoga com especialização em Anos Iniciais e Educação Infantil)

Informações Adicionais