Vista Gaúcha
Imagem aérea
Praça Municipal
Vista Gaúcha
Praça Municipal
Vista Gaúcha
Cidadão Solidário
Vista Gaúcha
Banda Municipal
Vista Gaúcha

Notícias

REALIZADO O 3° LIRAa DE 2019 EM VISTA GAÚCHA E BUSCA ATIVA POR FOCOS DE Aedes sp. NO DISTRITO DE BOM PLANO

Dos dias 28/08 até o dia 05/09 foi realizado o terceiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa)

em nosso município, essa atividadeé uma busca ativa por larvas do mosquito que transmite a dengue. Os Agentes de Saúde e o Agente de Controle de Endemias foram a campo e vasculharam quintais e terrenos baldios. Desta vez foram coletadas apenas três amostras e destas apenas uma confirmou-se como sendo de Aedes aegytpti. Graças a este resultado o município encontra-se atualmente em “Baixo Risco” de sofrer uma epidemia de dengue. Isto se deve principalmente aos cuidados que a população abordou,caixas d’água e toneis foram vedados, pratinhos de vasos de planta foram removidos e entulhos foram devidamente acomodados. Apesar desta diminuição na população do mosquito, não podemos facilitar, pois o Aedes se multiplica rapidamente e é uma questão de dias até retornarmos ao estado de “Alto Risco” caso abandonemos os cuidados necessários.
Atividadesforam realizadas também no dia 11 de setembro, uma Pesquisa Vetorial Especial ocorreu no distrito de Bom Plano, ação que novamente envolveu o ACE e os ACS em uma pesquisa a campo. Todas as residências do distrito foram inspecionadas e larvas de mosquito foram coletadas nos locais onde encontramos criadouros. Três amostras foram coletadas, mas nenhuma delas foi identificada como sendo de Aedes aegypti. Apesar disto, a Secretaria de Saúde pede encarecidamente que os populares continuem com o bom trabalho no combate da proliferação do mosquito.

Ressaltamos novamente que a prevenção é a melhor maneira de evitar a dengue em nossa cidade, 10 minutos por semana são suficientes para inspecionar o seu pátio. É mais vantajoso gastar 10 minutos com a inspeção do seu pátio do que duas semanas internado com os sintomas da dengue.

Contamos com sua ajuda no combate ao mosquito transmissor da dengue!

 

Victor Gustavo Raffaelli, Agente no Controle de Endemias

Informações Adicionais