Vista Gaúcha
Imagem aérea
Praça Municipal
Vista Gaúcha
Praça Municipal
Vista Gaúcha
Cidadão Solidário
Vista Gaúcha
Banda Municipal
Vista Gaúcha

Notícias

ARRAIÁ DO PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR

Na quarta-feira à tarde dia 26 de junho de 2019, aconteceu na Casa da Terceira Idade o Arraiá do Programa Primeira Infância Melhor,

 à tarde teve início com a apresentação de um teatro com os alunos do Maternal III da EMEI Sonho Meu, coordenado pela professora Daiani Adamski Holland.

Após a apresentação, dando continuidade as atividades da tarde, foi organizado simultaneamente brincadeiras juninas, pescaria e também servido pratos típicos alusivos à data.

O objetivo principal da confraternização foi integrar e fortalecer vínculos entre as famílias participantes do programa.

O evento contou com a presença do Prefeito Celso José Dal Cero, dos Secretários da Saúde, Educação e Turismo e a Equipe do CRAS.

Salienta-se que o Programa Primeira Infância Melhor em nosso Município é composto por uma equipe de 6 visitadoras e 1 monitora, que atendem cerca de 100 famílias, tendo ainda o apoio e suporte das Secretarias da Saúde, Assistência Social e Educação e Turismo, sendo que cada uma das Secretarias citadas anteriormente possui 1 representante formando desta forma o GTM (Grupo Técnico Municipal).

O objetivo principal do Pim é orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças e gestantes, até os cinco anos onze meses e vinte e nove dias de idade.

 Existem vários estudos que comprovam, que são nos primeiros anos de vida que os seres humanos desenvolvem 90% de suas conexões neuronais, é no período de 0 a 3 anos que nosso cérebro tem maior desenvolvimento e capacidade de expansão, e esse período pode estender-se até os seis primeiros anos de vida.

A ação de promoção do desenvolvimento e fortalecimento da atenção básica em saúde se dá através de visitas domiciliares e comunitárias, realizadas semanalmente às famílias, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar das suas crianças.

As atividades desenvolvidas são lúdicas, que qualificam as relações familiares e comunitárias, que contribuem para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano.

Informações Adicionais