DIA D NO COMBATE À DENGUE NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

No último mês de maio foi realizado no município de Vista Gaúcha, o LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti)

e um número considerável de larvas de mosquito foram coletadas, desse total, uma porcentagem grande foi de Aedes aegypti, o temido mosquito da dengue. Além da Dengue, este mosquito ainda pode transmitir a Zika, a Chicungunya e a Febre Amarela, apesar dos nossos mosquitos ainda não apresentarem nenhum destes vírus em seu organismo, o risco de um surto ocorrer é demasiado grande devido ao grande número de indivíduos. Caso algum destes vírus venha a se manifeste em nosso município, será difícil controlar o surto, pois muitas pessoas serão infectadas repentinamente.

Tendo em vista a situação atual, medidas estão sendo tomadas com o auxílio da Secretaria Municipal de Saúde de Vista Gaúcha. Há exemplo disto, no último dia 20 de junho foi realizado o Dia D no Combate à Dengue nas cinco escolas do município. O Agente no Combate de Endemias Victor Raffaelli, auxiliado pelos Agentes de Saúde, ministrou uma palestra abordando o tema. Houve também a distribuição de panfletos informativos para alunos e professores.

A palestra focou no combate ao Aedes aegypti e mostrou para as crianças algumas maneiras simples de impedir que o mosquito se prolifere. Foram sugeridas medidas como não deixar lixo jogado a céu aberto, tampar bem caixas d’água e tonéis, guardar pneus e garrafas em locais apropriados, pôr areia ou terra nos pratinhos dos vasos de flores e lavar com água e sabão as vasilhas de água dos pets ao menos uma vez por semana.

O evento contou ainda com a ilustre presença do Mosquitão da Dengue que esbanjou simpatia e chamou a atenção das crianças e jovens por onde passou, foi uma maneira divertida de chamar a atenção para o assunto. O mascote arrancou várias risadas todas as vezes em que fez as crianças das séries inicias dançarem ao som de suas músicas educativas.

Mais ações no combate à dengue serão efetivadas nos meses que se seguem.

Victor Gustavo Raffaelli, Agente de Combate a Endemias

Informações Adicionais